Arte, cinema, teatro e Cultura na FacMais

A Faculdade de Inhumas FacMais realizou no último dia 28 de março a 3ª edição do Projeto de Arte, Teatro Cinema e Cultura(PATCC). Com esse projeto, a FacMais visa estimular e desenvolver potencialidades artístico-culturais de seus alunos e professores bem como conhecer e valorizar tais expressões no âmbito de Inhumas e região. O formato do projeto deste ano foi a criação do Dia cultural FacMais, no qual todos os cursos puderam interagir entre si através da arte e da cultura.A programação, organizada de maneira ampla e variada, contou com a participação de convidados atuantes no cenário cultural da região e dos talentos da FacMais.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Nacional Moçambicano, a festividade foi presenteada com o lançamento do livro Corpo tenso voz ativa, da poeta acreana Deise Torres, que recitou alguns de seus poemas para os presentes.  Na oportunidade, a poeta doou dois exemplares à biblioteca da instituição. Em seguida, a comunidade acadêmica pôde apreciar três músicas interpretadas pelo clarinetista e professor  da FacMaisMs. EurimarNogueira.

Os primeiros períodos do curso de Administração e do curso de Ciências Contábeis contribuiu para o projeto trazendo uma apresentação teatral intitulada Diário de um drogado, com elenco formado por Jean Carlos e Patrícia Vieira, ambos alunos Colégio Estadual Manoel Vila Verde. A aluna Ana Keilla Duarte Vieira Vidal, do 3º Período de Enfermagem, abrilhantou o centro de convivências com sua voz sensível e marcante.

Uma exposição gastronômica de comidas típicas goianas, organizada pelo 2ºperíodo de Direito também alimentou o evento. Já no auditório da faculdade, os interessados puderam participar do debate de filmes e documentários, entre eles o documentário ambiental História de vidas.Os alunos e professores também tiveram um momento para contar piadas alegres e histórias extrovertidas.O 1º período do curso de Direito trouxe uma exposição de Artes Visuais, no Hall de entrada, cuja temática abordava  musas angolanas.

O PATCC contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Carlos Rodrigueiro, que discorreu sobre ações afirmativas na área cultural, com destaque para a cultura cigana.

Ao final da festividade, professores e alunos transformaram o Centro de Convivência da FacMais em uma prazerosa pista de dança de salão, com canções entoadas por Marcos Aurélio, Carlos Rodrigueiro e pela dupla Camilla e Matheus, todos artistas da região.

O Objetivo do Dia Cultural FacMais foi o de proporcionar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e professores da FacMais. Ao mesmo tempo, a instituição visou possibilitar maior socialização entre eles na instituição e a sua integração com a comunidade, associando saberes de vida, arte, cultura e conhecimentos dos conteúdos dos seus cursos. Tal fato possibilitou viabilizar a comunicação, a participação e a troca de experiências diferenciadas entre todos os envolvidos no processo de elaboração, produção e apresentação do projeto.