A Faculdade de Inhumas acaba de realizar a sua IV Semana Científica.

A Semana Científica: Ensino e Conhecimento na Pesquisa é um projeto institucional que acontece todos os anos, desde 2009, e vem se solidificando a cada ano. Divididos em grupos, os alunos de todas as turmas fazem uma pequena pesquisa teórica e/ou de campo, sob a orientação dos professores, produzindo uma resenha crítica de uma obra ou um artigo científico e um pôster, com exposição na ampla área de convivência da faculdade, quando toda a comunidade acadêmica se junta em alegre e movimentado ato de participação e troca de conhecimento.

O objetivo é proporcionar oportunidade para que os discentes se iniciem ou se aprimorem na pesquisa científica, refletindo sobre os saberes da área do seu curso e também se integrando com a comunidade por meio da realização de estudos em empresas e entidades locais.

A exposição de ontem à noite, dia 16/04, das 18h30min às 22h10min, demonstrou o crescente avanço da instituição em termos de trabalho docente e discente. A IV Semana Científica superou as expectativas quanto à participação dos alunos e à qualidade dos trabalhos.

As comissões avaliadoras, visitando todos os espaços dos grupos, admirando os pôsteres e outros arranjos adicionais, ouvindo as explanações sobre o conteúdo e resultados dos trabalhos, sentiu certa dificuldade em avaliar, tendo alguns professores atribuído a nota máxima a quase todos os 68 grupos participantes.

Alunos integrados, “afiados” nos conteúdos e solícitos, sincronizaram, com ordem e genuína atitude acadêmica, os minutos de fala aos visitantes, que também demonstravam interesse em conhecer todos os trabalhos.

A atividade integrativa, inter e multidisciplinar apresentou alto nível de organização, colhendo resultados positivos de efetiva aprendizagem para todos, porque os alunos se revezavam na exposição aos visitantes e na sua própria visita ao trabalho de todos os grupos, a fim de ampliarem seus conhecimentos.

Em conversas esparsas e abertas, típicas desse tipo de evento, muitos demonstravam sua admiração diante de fatos, saberes e informações que desconheciam, declarando-se contentes pela aquisição dos novos conhecimentos. Muitos alunos, diante da diversidade de temas da exposição, manifestavam ideias que lhes ocorriam, naquele momento, para a próxima edição da atividade, em 2013. De fato a IV Semana Científica da FacMais foi um rica e gratificante manifestação e troca de aprendizagem.

A direção da faculdade visitou todos os grupos, ouvindo atentamente e com interesse a sua exposição, declarando-se encantada com a qualidade dos trabalhos e desenvoltura dos alunos na apresentação.

Sob a responsabilidade direta dos coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), Prof. Yves Ternes e Profª. Cecília Santiago, o evento expedirá a todos um certificado de participação e aos três melhores trabalhos um certificado especial de 1ª, 2ª e 3ª colocações – com certeza escolher somente três melhores trabalhos será a parte mais difícil para as comissões avaliadoras.

A direção da faculdade, as coordenações de cursos e do NUPE parabenizam e agradecem a todos os alunos e professores pelo brilho do evento e também ao corpo administrativo pela presteza e solicitude de sempre.

 

 

ASSINE A NEWSLETTER

Mantenha-se atualizado sobre as últimas noticias:

Conecte em nossas redes sociais

Twitter