62 3514 - 5050 Seg - Sex das 08:00 - 22:00

autorizado PELA CAPES

mestrado

acadêmico em educação

STRICTO SENSU

mestrado acadêmico em educação
Faculdade de inhumas - facmais

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico, com Área de Concentração em Educação e Formação Humana, possui duas Linhas de Pesquisa: a) Linha de Pesquisa Educação, Instituições Políticas Educacionais; b) Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos.

O curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Inhumas é presencial, com duração de 24 meses, aulas semanais, concentradas em 1 dia da semana. O primeiro semestre letivo do curso será de agosto a dezembro de 2019, com a oferta de duas disciplinas às segundas –feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

Linhas de Pesquisa

a) L1 – EIPE 

Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais

Estudos que problematizam a dimensão social, histórica, política e filosófica dos processos educativos, tendo como pressuposto a multidisciplinaridade na compreensão deste processo. Investiga a formulação e implementação de políticas sociais, especialmente as educacionais, em diferentes configurações históricas; as instituições escolares em seus diferentes níveis, modalidades e formas organizativas; os processos educativos em movimentos sociais; a sociabilidade e a cultura de diferentes segmentos e sujeitos sociais, étnicos, raciais e de gênero; a história social e do pensamento educacional e das práticas educativas ; a formação de professores e as especificidades das escolas públicas brasileiras.

b) L2 – ECTPP

Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos 

Estudos dos saberes, da cultura e das práticas que configuram a dinâmica institucional das ações educativas, tendo como pressuposto que os processos pedagógicos de ensino e de aprendizagem seguem determinantes sociais, culturais e históricos que, em diferentes contextos, promovem concepções de educação e de práticas educativas também diferenciadas. Estudos investigativos da cultura escolar; saberes e práticas que constituem os processos pedagógicos educativos; teorias do ensino e da aprendizagem; currículo; formação de professores; gestão da escola; didáticas e metodologias de ensino; aprendizagem, diversidade, processos e dificuldades de aprendizagem; educação e imagem; educação e tecnologias da informação e comunicação.

 

 

 

ELIANDA TIBALLI

Currículo Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás; Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás; Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral no Institut National de Recherche Pédagogique; Professora visitante na Università Degli Studi di Ferrara (Itália); Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado , integrante da Linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; ; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Pensamento Educacional Brasileiro – GEPPEB; Pesquisadora, investigando especialmente as seguintes temáticas: Pensamento educacional brasileiro – história intelectual; Aprendizagem escolar – processos e dificuldades; Fracasso escolar e desigualdade educativa; Educação e imagem

Documentação

 Formulário de inscrição devidamente preenchido.

 Diploma de curso de Graduação obtido em Instituição de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC. (Original e cópia legível).

 Histórico escolar do curso Graduação. (Original e cópia legível).

O candidato que ainda não concluiu o curso de graduação, mas com a conclusão prevista para este semestre letivo, poderá se inscrever com apresentação de declaração da IES com a data provável de conclusão do curso. Se aprovado na seleção, deverá apresentar, necessariamente, até a data da matrícula o diploma ou certificado de conclusão, para efetivação da matrícula no PPGE.

 Carteira de identidade atualizada. (Original e cópia legível).

 CPF – Cadastro de Pessoa Física – quando este não constar da Carteira de Identidade (Original e cópia legível).

 Comprovante de endereço (Original e cópia legível)

 Uma (01) fotografia 3×4 recente que deverá estar grampeada no Formulário de Inscrição. 

 Uma cópia impressa do Pré-projeto de Pesquisa, com o máximo de 05 páginas, contendo: nome do candidato, linha de pesquisa à qual deseja vincular o projeto, título do projeto, tema, justificativa fundamentada, objetivo, metodologia e bibliografia.

 Cópia impressa do Currículo preenchido na Plataforma Lattes /CNPQ, atualizado em 2019, e com cópias dos documentos comprobatórios das publicações, cursos, participação em projetos, em eventos, e outros elementos passíveis de análise devidamente anexados. 

Produções indicadas no currículo Lattes que não tiverem a devida comprovação não serão consideradas para efeito de pontuação classificatória do candidato.

 Comprovante original do pagamento de inscrição no valor de R$ 80,00. Para efetivar o pagamento preencher os campos para emissão do boleto disponível em https://www.facmais.edu.br/mestrado/ 

Preencher corretamente o boleto, imprimir, efetuar o pagamento no Banco ou autorizados bancários até a data limite de inscrição no processo seletivo, e incluir o comprovante de pagamento no envelope com os demais documentos necessários para a inscrição. Não será aceito, em hipótese alguma, o pagamento pelas seguintes opções: agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento e depósito comum em conta corrente

 Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

 

Publicação do Edital – 05/ 04/ 2019

Inscrições – 05/04 a 27/05/2019

Homologação das inscrições – 29/05/2019

Primeira etapa – prova escrita – eliminatória – 10/06/2019

Divulgação do resultado da primeira etapa – 13/06/2019

Segunda etapa – prova de arguição e análise do pré-projeto e entrevista (eliminatória) – 17/06 a 19/06/2019

Divulgação dos resultados da segunda etapa24/06/2019

Terceira etapa – análise de currículo lattes documentado (classificatória)  – 25/06 a 26/06/2019

Resultado final  – 27/06/2019

Matrícula – 28/06 a 10/08/2019

Início das aulas  –05/08/2019

NÚCLEO DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC) é o órgão acadêmico institucional encarregado de coordenar todas as atividades de pesquisa e extensão da Faculdade de Inhumas (FacMais). Está interligado com as Coordenações de Cursos e demais órgãos da Instituição e é representado por um coordenador dentre os professores pesquisadores, nomeado pelo diretor acadêmico. A pesquisa tem por objeto a produção do conhecimento e de conceitos científicos e tecnológicos, relacionados intimamente com o campo da educação, atuando como suporte de um processo intelectual criativo e formador, objetivando contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade. A extensão busca difundir a cultura, a arte, a ciência, as ações comunitárias, bem como aprimorar as relações de intercâmbio entre a FacMais e a sociedade.

Dentre as atividades exercidas pelo NEIC, podemos destacar:

– Coordenar atividades de pesquisa e extensão;

– Coordenar a concessão de bolsas especiais para docentes e discentes;

– Promover eventos acadêmicos e culturais;

– Realizar atividades de extensão que visem ao atendimento e à participação de docentes, discentes e da comunidade local;

– Acompanhar o trabalho dos orientadores de projetos de pesquisa, monografias, dissertações e outros produtos acadêmicos, para fins de arquivamento, divulgação, publicação e incentivo à produção científica, tecnológica e cultural.

Próximas turmas

Agosto / 2019

Carga Horária

480 Hrs

Duração

24 meses

Fale CONOSCO

62 3514 - 5050

WhatsApp

Clique aqui

Faça nos uma visita

Encontrar rota

Fechar Menu
Converse conosco
Converse conosco
Perguntas, dúvidas, problemas? Estamos aqui para lhe ajudar!
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada
A conversa foi útil? Dê seu voto para está sessão de chat.
Bom Ruim