62 3514 - 5050 Seg - Sex das 08:00 - 22:00

autorizado PELA CAPES

mestrado

acadêmico em educação

STRICTO SENSU

mestrado acadêmico em educação
Faculdade de inhumas - facmais

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico, com Área de Concentração em Educação e Formação Humana, possui duas Linhas de Pesquisa: a) Linha de Pesquisa Educação, Instituições Políticas Educacionais; b) Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos.

O curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Inhumas é presencial, com duração de 24 meses, aulas semanais, concentradas em 1 dia da semana. O primeiro semestre letivo do curso será de agosto a dezembro de 2019, com a oferta de duas disciplinas às segundas –feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

Linhas de Pesquisa

a) L1 – EIPE 

Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais

Estudos que problematizam a dimensão social, histórica, política e filosófica dos processos educativos, tendo como pressuposto a multidisciplinaridade na compreensão deste processo. Investiga a formulação e implementação de políticas sociais, especialmente as educacionais, em diferentes configurações históricas; as instituições escolares em seus diferentes níveis, modalidades e formas organizativas; os processos educativos em movimentos sociais; a sociabilidade e a cultura de diferentes segmentos e sujeitos sociais, étnicos, raciais e de gênero; a história social e do pensamento educacional e das práticas educativas ; a formação de professores e as especificidades das escolas públicas brasileiras.

b) L2 – ECTPP

Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos 

Estudos dos saberes, da cultura e das práticas que configuram a dinâmica institucional das ações educativas, tendo como pressuposto que os processos pedagógicos de ensino e de aprendizagem seguem determinantes sociais, culturais e históricos que, em diferentes contextos, promovem concepções de educação e de práticas educativas também diferenciadas. Estudos investigativos da cultura escolar; saberes e práticas que constituem os processos pedagógicos educativos; teorias do ensino e da aprendizagem; currículo; formação de professores; gestão da escola; didáticas e metodologias de ensino; aprendizagem, diversidade, processos e dificuldades de aprendizagem; educação e imagem; educação e tecnologias da informação e comunicação.

 

 

 

ELIANDA TIBALLI

Currículo Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás; Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás; Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral no Institut National de Recherche Pédagogique; Professora visitante na Università Degli Studi di Ferrara (Itália); Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado , integrante da Linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; ; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Pensamento Educacional Brasileiro – GEPPEB; Pesquisadora, investigando especialmente as seguintes temáticas: Pensamento educacional brasileiro – história intelectual; Aprendizagem escolar – processos e dificuldades; Fracasso escolar e desigualdade educativa; Educação e imagem

Documentação

 Formulário de inscrição devidamente preenchido.

 Diploma de curso de Graduação obtido em Instituição de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC. (Original e cópia legível).

 Histórico escolar do curso Graduação. (Original e cópia legível).

O candidato que ainda não concluiu o curso de graduação, mas com a conclusão prevista para este semestre letivo, poderá se inscrever com apresentação de declaração da IES com a data provável de conclusão do curso. Se aprovado na seleção, deverá apresentar, necessariamente, até a data da matrícula o diploma ou certificado de conclusão, para efetivação da matrícula no PPGE.

 Carteira de identidade atualizada. (Original e cópia legível).

 CPF – Cadastro de Pessoa Física – quando este não constar da Carteira de Identidade (Original e cópia legível).

 Comprovante de endereço (Original e cópia legível)

 Uma (01) fotografia 3×4 recente que deverá estar grampeada no Formulário de Inscrição. 

 Uma cópia impressa do Pré-projeto de Pesquisa, com o máximo de 05 páginas, contendo: nome do candidato, linha de pesquisa à qual deseja vincular o projeto, título do projeto, tema, justificativa fundamentada, objetivo, metodologia e bibliografia.

 Cópia impressa do Currículo preenchido na Plataforma Lattes /CNPQ, atualizado em 2019, e com cópias dos documentos comprobatórios das publicações, cursos, participação em projetos, em eventos, e outros elementos passíveis de análise devidamente anexados. 

Produções indicadas no currículo Lattes que não tiverem a devida comprovação não serão consideradas para efeito de pontuação classificatória do candidato.

 Comprovante original do pagamento de inscrição no valor de R$ 80,00. Para efetivar o pagamento preencher os campos para emissão do boleto disponível em https://www.facmais.edu.br/mestrado/ 

Preencher corretamente o boleto, imprimir, efetuar o pagamento no Banco ou autorizados bancários até a data limite de inscrição no processo seletivo, e incluir o comprovante de pagamento no envelope com os demais documentos necessários para a inscrição. Não será aceito, em hipótese alguma, o pagamento pelas seguintes opções: agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento e depósito comum em conta corrente

 Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

 

Taxa de inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO (Imprimir, preencher e entregar com a documentação)

Para que o pagamento seja reconhecido pela rede bancária, o boleto pode ser pago a partir do próximo dia útil após a inscrição.

Publicação do Edital – 05/ 04/ 2019

Inscrições – 05/04 a 27/05/2019

Homologação das inscrições – 29/05/2019

Primeira etapa – prova escrita – eliminatória – 10/06/2019

Divulgação do resultado da primeira etapa – 13/06/2019

Segunda etapa – prova de arguição e análise do pré-projeto e entrevista (eliminatória) – 17/06 a 19/06/2019

Divulgação dos resultados da segunda etapa24/06/2019

Terceira etapa – análise de currículo lattes documentado (classificatória)  – 25/06 a 26/06/2019

Resultado final  – 27/06/2019

Matrícula – 28/06 a 10/08/2019

Início das aulas  –05/08/2019

NÚCLEO DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC) é o órgão acadêmico institucional encarregado de coordenar todas as atividades de pesquisa e extensão da Faculdade de Inhumas (FacMais). Está interligado com as Coordenações de Cursos e demais órgãos da Instituição e é representado por um coordenador dentre os professores pesquisadores, nomeado pelo diretor acadêmico. A pesquisa tem por objeto a produção do conhecimento e de conceitos científicos e tecnológicos, relacionados intimamente com o campo da educação, atuando como suporte de um processo intelectual criativo e formador, objetivando contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade. A extensão busca difundir a cultura, a arte, a ciência, as ações comunitárias, bem como aprimorar as relações de intercâmbio entre a FacMais e a sociedade.

Dentre as atividades exercidas pelo NEIC, podemos destacar:

– Coordenar atividades de pesquisa e extensão;

– Coordenar a concessão de bolsas especiais para docentes e discentes;

– Promover eventos acadêmicos e culturais;

– Realizar atividades de extensão que visem ao atendimento e à participação de docentes, discentes e da comunidade local;

– Acompanhar o trabalho dos orientadores de projetos de pesquisa, monografias, dissertações e outros produtos acadêmicos, para fins de arquivamento, divulgação, publicação e incentivo à produção científica, tecnológica e cultural.

Próximas turmas

Agosto / 2019

Carga Horária

480 Hrs

Duração

24 meses

Fale CONOSCO

62 3514 - 5050

WhatsApp

Clique aqui

Faça nos uma visita

Encontrar rota

Fechar Menu