fbpx

Medicina Veterinária

Você sabia que um veterinário pode trabalhar em cerca de 80 áreas diferentes?

O trabalho de quem se forma em Medicina Veterinária vai muito além do que estamos acostumados a imaginar. Ele é, por exemplo, indispensável em grandes fazendas de criação de bovinos e suínos, na indústria alimentícia e de medicamentos para uso animal, em laboratórios, agências de saúde pública e centros de pesquisa.

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano.

Na indústria alimentícia, controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que use matéria-prima de origem animal, a presença do graduado é indispensável para fazer o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, remédios, vacinas e de outros artigos para animais.

Curso

Nos dois primeiros anos, o estudante tem disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, matemática e estatística, além de bioética.

Em seguida, começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas, que são realizadas em laboratório, continuam ganhando espaço na grade curricular da maioria dos cursos de Medicina Veterinária. No último ano da graduação, é obrigatório fazer estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.

Odontologia
Farmácia