Preaload Image

O farmacêutico é um profissional de grau superior que atua na área da saúde, podendo pesquisar, desenvolver, produzir, manipular e selecionar medicamentos, assumir a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, distribuidoras, hospitais e laboratórios, pesquisar e controlar a qualidade de derivados do sangue, analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia, além de atuar como professor ou pesquisador em universidades.

São mais de 70 atividades farmacêuticas que esse profissional está autorizado a exercer. Hospitais, laboratórios, farmácias, indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição de fármacos, órgãos públicos e de fiscalização são algumas das opções de áreas onde o farmacêutico pode trabalhar.

farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas.

Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

A profissão do farmacêutico foi regulamentada em 1931. Para exercê-la é preciso ter o diploma de nível superior e obter o registro no Conselho Regional de Farmácia do estado onde trabalha. É importantíssimo que o diploma de curso superior em Farmácia seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Somente assim será possível obter o registro profissional.

 Rodrigo Lopes de Felipe

Doutor em Medicina Veterinária

Possui curso técnico em química (1995) pela Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (EMIP), graduado em farmácia (2008) pela União Brasiliense de Educação e Cultura (Unileste MG). Possui especialização em farmacologia e farmacogenética clínica (2010) pela União Brasiliense de Educação e Cultura (Unileste MG), mestrado em Ciências Veterinárias (2014 – Morfologia e Saúde de Mamíferos) pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e doutorado em Ciências Veterinárias (2019 ? anestesiologia e cirurgia) na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é coordenador do curso de farmácia e professor da Faculdade Mais de Ituiutaba ? FacMais. Como professor tem vasta experiência, atuando nas disciplinas de Anatomia Humana, Neuroanatomia, Bromatologia e Composição de Alimentos, Farmacologia, Exames Laboratoriais, Bioquímica, Fisiologia, Genética, Embriologia, Histologia, Imunologia, Patologia, Epidemiologia, Genética, Neurofisiologia Metodologia Científica, Tecnologia Farmacêutica, Controle de Qualidade de Medicamentos. Atuante também como membro do comitê de ética em pesquisa com animais. Tem experiência em docência no âmbito particular e federal, tanto em graduação quanto em pós-graduação. Como pesquisador tem experiência nas linhas de pesquisa: anatomia humana e comparativa, dependência química, qualidade de vida, acidentes de trânsito, farmacologia, bioquímica clínica e toxicologia. Experiência em orientação de ensino à distância na modalidade EaD, estágios e trabalho de conclusão de curso. Experiência também em dispensação de medicamentos, oncologia clínica e treinamentos diversos. 

Currículo Lattes

Em atualização.


Duração do curso:

10 semestres


Turno das aulas:
Noturno


Horário das aulas:
18:50h às 22h


Ato Regulatório
Reconhecimento: Portaria de Reconhecimento Farmácia – nº125, de 20-03-2019

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X