Preaload Image

engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção.

O que você pode fazer

Construção urbana: projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações: projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais: manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos: projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Infraestrutura e transporte: projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento: fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

      Jeferson Barbosa de Freitas

Mestre em Geotecnia e Construção Civil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2016). Foi bolsista de iniciação científica do CNPq durante dois anos em pesquisas da área de Pavimentação. Cursou Mestrado em Geotecnia do Programa de Pós Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON) da Universidade Federal de Goiás. Integrou o projeto de pesquisa projeto Estudo preliminar de materiais utilizados em pavimentação em Goiás: Contribuição para banco de dados do SDIMPA financiado pela Petrobrás, objetivando a implantação e monitoramento dos dois primeiros trechos experimentais do Novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) em Goiás na GO-070.

Currículo Lattes

Em atualização.

Em atualização.


Duração do curso:

10 semestres

 


Turno das aulas:
Noturno

 

Horário das aulas:
18:50h às 22h


 

Ato Regulatório
Reconhecimento: Diário Oficial da União, Nº 181/20 – Public. em 23/06/2020

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X