fbpx

Enfermagem

O profissional da enfermagem atua no planejamento, na organização e na execução de cuidados de saúde de indivíduos e grupos em diversos ambientes. Além de instituições de saúde, como clínicas e hospitais, é fundamental e obrigatória a presença de enfermeiros em grandes eventos culturais e esportivos.

enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Além disso, atua também no atendimento de urgênciaemergência e pré-hospitalar, como o Samu, em casas de parto, no campo da estética, laboratórios e centros de diagnóstico, sistema prisional, entre outros.

O profissional da Enfermagem também pode ter o seu próprio consultório, onde realizará ações de prevenção e assistência à saúde.

Dentro de um hospital, seu principal papel é coletar dados sobre o estado de saúde do paciente e definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. Também é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos.

No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. Existem ainda atribuições mais complexas dentro desse campo, como realização de consulta de enfermagem, solicitação de exames e prescrição de medicamentos mediante protocolos institucionais estabelecidos. Conforme nível de especialização, o enfermeiro pode atuar em campos ainda mais complexos, como assistência ao paciente crítico, realização de passagem de sondas, entre outras.

Nutrição
Psicologia