
É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito.
Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis.
Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica (veja abaixo). Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.
O curso da graduação é generalista e enfatiza as Ciências Humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos.
Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.
Lúcia Ramos de Souza
Mestre em História
Diretora de Regulação e Qualidade da Faculdade de Inhumas – FacMais. Trabalhou como Assessora Técnica da PROGRAD- CAS, PUC Goiás. Professora da Faculdade de Inhumas (Facmais) no curso de Direito ministrando as disciplinas de Ciência Política e Teoria do Estado e Direitos Humanos. Foi Professora convidada na PUC-GO nos cursos de Direito, ministrando a disciplina de História do Direito, no curso de História, ministrando a disciplina de História da África; no curso de Relações Internacionais ministrando as disciplinas de História das Relações Internacionais e História da Política Externa Brasileira. Foi Coordenadora Pedagógica do Colégio Linus em Inhumas. Foi Professora de História da rede particular de ensino na cidade de Inhumas-GO, desde o ano de 2000 como professora de História Geral e História do Brasil no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular no Colégio Trevisan, Colégio Linus e Colégio Zênite. Mestre em História pela PUC- GO (2012). Especialista em Direito Público (2005). Licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás (2009) . Graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás (2002). Tem experiência na área de Gestão Pedagógica, Direito e História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, sensibilidade, criminalidade, discurso, sociedade, Estado.
Em atualização.
Em atualização.
Portaria de Autorização do Curso de Direito, n.70, 1°-06-2011
Portaria de Reconhecimento do Curso de Direito, n. 421, 08-05-2017 – DOU
Portaria de Reconhecimento do Curso de Direito, n. 421, 08-05-2017
Portaria de Renovação de Reconhecimento – Direito, n. 207, de 25 de junho de 2020
Duração do curso:
10 semestres
Turno das aulas:
Noturno
Horário das aulas:
18:30h às 22h
Ato Regulatório
Renovação: Portaria n. 208, de 25 de junho de 2020