
O agrônomo ou engenheiro agrônomo trabalha para melhorar e conservar a qualidade e a produtividade de plantações e rebanhos. Como conhece bem as técnicas de cultivo e criação, pode atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva – do plantio à colheita, da criação de gado ao abate, e também no processamento e na venda dos produtos agropecuários. Monitora o preparo do solo, combate pragas e doenças e controla a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.
Para atuar, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) da sua região.
A tecnologia chega ao campo
Para melhorar a produtividade das lavouras e dos rebanhos, o monitoramento das terras e a qualidade da produção, o agronegócio brasileiro vem adotando soluções tecnológicas. Big data (para criar relatórios e previsões sobre ações executadas nas fazendas, como combate às pragas), drones (para rastreamento e mapeamento de propriedades) e plataformas de varejo eletrônico são ferramentas usadas por empreendedores rurais. Esta é uma boa notícia para agrônomos familiarizados com novas tecnologias.
Vitor Guerra Ferreira
Mestre em Agronomia
Atualmente é Coordenador do Curso de Agronomia na Faculdade de Inhumas-FACMAIS e docente nas disciplinas “Introdução à Agronomia, Genética Básica e Agroecologia”. Executou atividades como bolsista DTI nível B “convênio entre FAPEG e EMATER Agência” na área de produção de sementes genética/básica, comercialização de sementes, parcerias públicas privadas, elaboração de contratos e termos de cooperação técnica, cotações para aquisição de insumos, acompanhamento de beneficiamento de sementes e controle de estoque, controle de qualidade e apoio no desenvolvimento de pesquisas agropecuárias (2016/2018). Mestre em agronomia com área de concentração em sistema de produção pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Ilha Solteira/SP (2015). Durante o mestrado atuou na linha de pesquisa: “genética, melhoramento vegetal e propagação de plantas” participando de atividades relacionadas ao melhoramento de populações de milho, desenvolvimento de linhagens e de híbridos. Engenheiro Agrônomo pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS Uni-ANHANGUERA (2012)
Em atualização.
Em atualização.
Duração do curso:
10 semestres
Turno das aulas:
Noturno
Horário das aulas:
18:50h às 22h
Portaria de autorização do curso de Agronomia n.1096 – 24-10-2017 – DOU – 26-10-2017