fbpx
Preaload Image

Acordo prevê atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas da FacMais sob supervisão da DPE-GO

Nesta segunda-feira (13/09), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e a Faculdade de Inhumas (FacMais) assinaram acordo de cooperação. A parceria visa o atendimento à população em situação de vulnerabilidade por meio da atuação dos acadêmicos da instituição via Núcleo de Práticas Jurídicas e com a supervisão da DPE-GO. A solenidade de assinatura foi realizada na sede da FacMais, em Inhumas, seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19.


O convênio prevê planos de trabalhos a serem atualizados semestralmente. Estão previstas experiências práticas de atendimento, peticionamento, participação em audiências, entre outros. Na ocasião também foi realizada palestra do primeiro subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, e do defensor público Jordão Mansur Pinheiro, titular da 2ª Defensoria Pública de Inhumas.


O primeiro subdefensor geral pontuou que o acordo permite ainda o estabelecimento de planos de trabalho para outras áreas do conhecimento, além do Direito. Tiago Gregório destacou o papel da Defensoria Pública para a promoção da política pública de acesso à justiça às pessoas e grupos em vulnerabilidade, apresentando exemplos de atuação estratégica em que as universidades podem cooperar, notadamente para a difusão da educação em direitos. Ainda, apresentou distinções entre a atuação da Defensoria Pública dentre aquelas incumbidas a outras instituições do sistema de justiça. Enalteceu a perspectiva constitucional da figura do Estado Defensor, a conviver de forma independente e paritária com o Estado Acusador e o Estado Julgador, para o equilíbrio do sistema de justiça e do próprio Estado Democrático de Direito.
O diretor-superintendente da FacMais, Mársio Antônio Ribeiro, expôs que os alunos terão contato com uma nova perspectiva do Direito e poderão atuar com a camada da população em situação de maior vulnerabilidade.


De acordo com a segunda subdefensora pública-geral do Estado de Goiás, Débora Vidal, essas parcerias vêm fazendo a diferença no atendimento junto a essa parcela da população. Além disso, a segunda subdefensora ressaltou que os acadêmicos terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Defensoria, uma realidade diferente das demais vividas no mundo jurídico.


Na palestra, o defensor público Jordão Mansur expôs a que a união de forças entre a FacMais e a Defensoria será de extrema relevância para a sociedade de Inhumas. Ele pontuou que a Defensoria Pública de Inhumas é essencial porta de acesso justo ao sistema de justiça naquele município. Nas palavras do defensor público, a Defensoria é instituição absolutamente vocacionada à tutela da cidadania e dignidade humana.

Texto: Lívia Amaral (Dicom/DPE-GO)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support