Biblioteca

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca Cora Coralina do CENTRO EDUCACIONAL SUPERIOR DE INHUMAS recebe esse nome em uma justa homenagem a poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes, escritoras brasileiras.

  

CORA CORALINA

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes." Cora Coralina

 

MISSÃO

Organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento, dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas, culturais e de fomento à pesquisa do CENTRO EDUCACIONAL SUPERIOR DE INHUMAS.  Atuar como depositária da produção intelectual gerada pela comunidade acadêmica. Preservar o acervo histórico da Biblioteca com finalidade de dar fomento à pesquisa. Contribuir para formação de cidadãos capazes de gerar o desenvolvimento da sociedade.

CONSULTAR ACERVO

O acervo pode ser consultado por meio do catálogo eletrônico, por meio do Site http://www.facmais.edu.br/ no portal do aluno e no portal do professor. 

FUNCIONAMENTO

O Sistema de Biblioteca Cora Coralina é aberto ao público acadêmico e à comunidade em geral para consulta ao acervo. O empréstimo domiciliar é facultado aos alunos, egressos, docentes e funcionários que estiverem devidamente cadastrados no sistema de empréstimo da biblioteca.

CADASTRO

O Cadastro dos usuários da Biblioteca Cora Coralina é realizado via integração de dados entre Sistema Acadêmico e Sistema da Biblioteca.

CONSULTA

No Acervo é de acesso livre. No balcão de empréstimos e no balcão de informações da biblioteca há terminais de computadores exclusivos para a consulta ao acervo, a biblioteca também disponibiliza 09 tablet para uso local dos usuários conforme solicitados. 

EMPRÉSTIMO

A quantidade de exemplares a serem emprestados e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material, conforme quadro abaixo:

CATEGORIA

TIPO DE MATERIAL

QTDE

PRAZO

Aluno de Graduação

Livros

03

07 dias

Aluno de Pós-Graduação

Livros
CD-ROM

03
02

15 dias
03 dias

Funcionário

Livros

DVD/CD-ROM

03
02
02

07 dias
03 dias
02 dias

Professor

Livros

DVD/CD-ROM

05
02
02

30 dias
03 dias
03 dias

  

SETORES DA BIBLIOTECA

  • Guarda-Volumes e Conferência de Empréstimos;
  • Setor de empréstimos;
  • Sala de Multimídia e Acesso à Internet;
  • Seção de Periódicos;
  • Seção de Referência;
  • Salão de leitura;
  • Espaço para estudo individual.

CONTATO

Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

INFORMAÇÕES GERAIS

A Biblioteca Cora Coralina, disponibiliza recursos tecnológicos, espaço físico, serviços e acervos, para atender a comunidade acadêmica em suas pesquisas e dar suporte ao desenvolvimento dos cursos ministrados na instituição e ao público externo previamente cadastrado.

 

DA INSCRIÇÃO

Todos os alunos matriculados, professores e funcionários estão inscritos na biblioteca. Basta apresentar o seu cartão para utilizar-se dos serviços oferecidos pela Biblioteca.

A Biblioteca está aberta para o público em geral para consulta e empréstimo.

 

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª das 13h00min às 22h00min

 

MATERIAIS DISPONÍVEIS

Livros, revistas, jornais, DVDs, mapas, CD-roms.

 

CONSULTA

O  acervo é de livre acesso as estantes.

A Biblioteca é informatizada e dotada de sistema de fácil operação, o usuário poderá consultar, por autor, título e assunto às informações do acerco geral, para fazer empréstimo.

 

SALAS DE CONSULTA E ESTUDO

A Biblioteca está equipada com condições físicas e mobiliárias para estudo individual e em grupo e demais atividades de pesquisa e estudo.

 

EMPRÉSTIMO

Empréstimo local e domiciliar: disponível a todos os usuários cadastrado na biblioteca.

Não será permitido empréstimo domiciliar de obras de referência, publicações reservadas para uso dos cursos e publicações de uso local.

Cada leitor poderá retirar 3 (três) títulos diferentes.

O prazo de empréstimo estabelecido é de 7 (dias) dias corridos, podendo, a critério da coordenação da Biblioteca, ser estendido ou reduzido quando interesses pedagógicos ou científicos da comunidade acadêmica assim o determinarem.

O usuário deverá apresentar o seu cartão de identificação e assinar o comprovante de empréstimo onde constam os dados das obras retiradas com as respectivas datas de devolução.

 

DEVOLUÇÃO

O usuário deverá

Devolver as publicações até a data limite do empréstimo.

Deverá apresentar o comprovante de empréstimo para o registro da devolução.

Danos e extravios de publicações emprestadas são da responsabilidade de quem os retirou, cabendo-lhe pagar o valor de mercado da publicação ou reposição da mesma.

9 – MULTA

A não devolução da publicação na data prevista no comprovante acarretará multa por dia e por publicação, a ser estipulado.

O valor correspondente à multa deverá ser recolhido na tesouraria da Instituição.

O cálculo do valor da multa é baseado no número de dias de atraso (dias corridos) multiplicado pelo número de publicações emprestadas.

 

RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

O empréstimo só poderá ser renovado:

. Mediante a apresentação da obra.

. Caso não haja reserva da obra

 

RESERVA

No caso de reserva, os livros serão mantidos à disposição do solicitante pelo prazo de 24 horas, a partir de sua chegada à Biblioteca.

Quando houver diversas reservas para o mesmo livro, elas serão atendidas por ordem cronológica da data e hora do pedido.

 

SERVIÇOS AOS USUARIOS

 Consulta Local

Normalização Bibliográfica

 Empréstimo Domiciliar

 Levantamento de Acervo

Serviço de Referência

Pesquisa Bibliográfica

Treinamento de Usuários

Espaço multimídia

 Visitas Orientadas

Catalogação na Fonte

 

CONSULTA LOCAL

A consulta é de livre acesso ao Acervo Geral e à Seção de Referência.

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

A quantidade de materiais emprestados e os respectivos prazos para a devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material emprestado, conforme consta no guia do usuário.

 

SERVIÇO DE REFERÊNCIA

A Biblioteca Cora Coralina dispõe de bibliotecários e funcionários treinados para orientar os usuários em caso de eventuais dúvidas.

 

TREINAMENTO DE USUÁRIOS:

Ao iniciar cada semestre, a biblioteca oferece um treinamento aos calouros informando sobre os recursos e serviços oferecidos pela unidade de informação, com o objetivo de interagir a comunidade de calouros das Centro de Educação de Inhumas com a Biblioteca Cora Coralina, despertando assim, desde o início da carreira acadêmica, o interesse pela leitura e a pesquisa. O treinamento poderá também ser oferecido para outras turmas, mediante agendamento prévio.

 

VISITAS ORIENTADAS

Acompanhamento de visitas por uma equipe de funcionários da biblioteca que primeiramente faz uma palestra sobre Biblioteca Cora Coralina e logo após uma visita em suas instalações físicas.

 

ESPAÇO MULTIMÍDIA E INFORMÁTICA

 São colocados à disposição de alunos, funcionários e professores da instituição, computadores, exclusivos para pesquisas, com acesso à Internet.

 

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Auxílio quanto à normalização de trabalhos científicos e uso das normas da ABNT. A orientação é feita mediante agendamento prévio na seção de referência.

 

LEVANTAMENTO DE ACERVO:

Recupera informações existentes sobre um determinado assunto, em qualquer tipo de documento existente na Biblioteca Cora Coralina, mediante a solicitação do usuário.

 

CATALOGAÇÃO NA FONTE

Elaboração de fichas catalográficas.

 

COMISSÃO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

A política de seleção constitui se um processo sério e fundamental na formação de um acervo de qualidade, nesse contexto, a política de seleção e desenvolvimento da Biblioteca Cora Coralina, visa atender os objetivos de ensino pesquisa e extensão dos cursos oferecidos.

A cada semestre ao reiniciar o processo de seleção, a bibliotecária faz uma rápida análise escrita da situação da Biblioteca, considerando: os objetivos da Instituição, currículos dos cursos oferecidos, número de alunos matriculados e número de professores, acervo existente, atualização do acervo, número de consultas por assunto e por curso, numero de empréstimos, metas propostas e atingidas.

A comissão de seleção é constituída pela bibliotecária, professores de cada curso, coordenadores de cursos, coordenação pedagógicas, direção e alunos. A biblioteca conta com um documento próprio para a seleção e desenvolvimento da coleção.

BIBLIOTECA VIRTUAL

APRESENTAÇÃO

A biblioteca virtual é um instrumento alternativo para ampliar as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações de forma globalizada, quantitativa e qualitativa.

 

 

 

 

 

 

 

ASSINE A NEWSLETTER

Mantenha-se atualizado sobre as últimas noticias:

Conecte em nossas redes sociais

Twitter