Objetivos

Objetivo geral

Formar profissionais qualificados, por meio da educação superior de qualidade, para exercer as funções do magistério nos níveis da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como, nas diferentes modalidades de ensino, na gestão educacional e em espaços não escolares, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região, procurando inter-relacionar docência, pesquisa e extensão, conforme descrito no PDI.

Objetivos específicos

Os objetivos específicos do curso de Pedagogia da FacMais, assim como determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 e a nova Resolução CP/CNE n. 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda Licenciatura) e para a formação continuada, estará o Pedagogo formado na FacMais apto a: 

a.reconhecer a ação educativa como prática social de intervenção e transformação da sociedade;

b.compreender a dimensão pedagógica da prática educativa com seus aspectos distintos e inter-relacionados – à docência, a iniciação científica e a extensão, como objeto de estudo e referência para a aprendizagem e atuação do pedagogo;

c.compreender os aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos como constitutivos do planejamento e do exercício da ação educativa formal e não formal;

d.promover a inclusão em seu sentido mais amplo, mantendo uma atitude de respeito à diversidade;

e.apreender o significado e as funções das diferentes modalidades de avaliação – do ensino, da aprendizagem, do currículo e das instituições de ensino;

f.considerar o conhecimento e todos os valores éticos, estéticos, morais, políticos e científicos que lhe são inerentes, como conteúdo que confere significado às relações sociais e culturais que se estabelecem nas ações educativas;

g.perceber a escola em suas dimensões política, pedagógica e administrativa, como instituição responsável pela transmissão cultural do conhecimento entendido como patrimônio científico, acumulado ao longo da história, e pela revisão crítica que promove o avanço ético, estético, moral e científico desse patrimônio;

h.compreender a realidade educacional por meio do estágio supervisionado.

i.trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. 

 

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